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Crónica #1

Semana de 4 dias: A reforma do Ensino Superior Português

A Federação Académica do Porto (FAP) apresentou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior um projeto-piloto que propõe a redução da carga horária de estudos do ensino superior em quatro dias de aulas por semana. Essa proposta idealiza a implementação do projeto no primeiro semestre do ano letivo de 2023/2024, aplicável ao 2º, 3º e 4º ano das licenciaturas e mestrados integrados. Além dos benefícios para a prática de ensino-aprendizagem em Portugal, a proposta prevê a melhoria da saúde biopsicossocial e o desenvolvimento pessoal dos/as  estudantes, na medida em que proporciona um maior equilíbrio entre as obrigações académicas e as necessidades pessoais.

Com uma carga horária semanal média de 21 horas de aulas, Portugal está entre os países europeus com as cargas horárias mais elevadas, o que pode afetar negativamente a qualidade de vida dos estudantes e sua capacidade de aprendizagem. Além das extensas horas despendidas em sala de aula, os/as estudantes ainda necessitam concentrar muitas horas de estudo autônomo para o cumprimento de exigências das ECTS. Em comparação com outros países europeus, como França, Irlanda, Bélgica, Reino Unido, Suécia e Países Baixos que possuem menos carga horária de ensino em relação a Portugal, estes conseguem manter uma melhor colocação no Ranking Universitário Mundial de 2023 (1), indicando que uma maior carga horária não confere necessariamente melhores resultados. Assim, torna-se fundamental repensar a estruturação do modelo atual do Ensino Superior em Portugal, como prevê a proposta apresentada pela FAP. 

Embora ainda não sejam muito comuns, a semana de estudos de quatro dias em Universidades já é uma realidade (2) (3) e manifestações semelhantes à da FAP já foram apresentadas anteriormente (4). Estudos realizados em universidades comunitárias dos E.U.A, apontaram como benefícios da semana de quatro dias a maior atratividade para o recrutamento e manutenção de estudantes e professores, principalmente de trabalhadores-estudantes, aumento da produtividade e desempenho, melhoria no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e redução das despesas de deslocamento (5) (6) (7). Num estudo piloto realizado na Universidade Central de Washington, cerca de 80% dos professores e alunos apontaram uma maior qualidade de vida e eram a favor de permanecer com a semana de 4 dias após o estudo (8).

No entanto, há desafios e preocupações a serem considerados na implementação de uma semana de estudo de quatro dias. Uma má organização de horários e de distribuição de aulas podem dificultar a participação, o envolvimento e motivação, além de aumentar o stresse diário, reduzir o tempo familiar nos dias da semana e gerar conflitos de horários de trabalho remunerado e não remunerado (5) (6). Fins de semana prolongados podem ser desafiadores para aqueles que não têm a opção de viajar ou ir para casa, podendo gerar isolamento e deterioramento da saúde mental para algumas pessoas. Assim, é fundamental avaliar cuidadosamente os aspectos que possam ser desafiadores para a implementação do modelo nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas (IES).

O interesse pela aplicação de uma semana de 4 dias não é restrito à comunidade académica. No contexto organizacional, os benefícios da semana de 4 dias são notáveis. Estudos pilotos realizados nos EUA, Irlanda e Reino Unido (9) demonstraram que uma semana de trabalho de 4 dias teve efeitos positivos a nível organizacional, na produtividade, desempenho, rendimentos, rotatividade e inovação, sendo que em 91% dos casos, as empresas optaram por manter essa medida após o período piloto. Os benefícios para os funcionários também parecem positivos, sendo que 73% dos trabalhadores relataram maior satisfação com seu tempo, 71% menos esgotados, 39% menos stressados ​​e 54% com menos emoções negativas. Estudos longitudinais realizados nos Estados Unidos e na Islândia (10) e estudos realizados no Japão (11) e Irlanda (12) também encontraram efeitos positivos no bem-estar e produtividade dos trabalhadores. A redução da carga horária laboral também permite uma divisão mais igualitária do trabalho remunerado e do trabalho doméstico e de cuidado familiar entre pares, além de contribuir para a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de deslocações ao local de trabalho e a pegada de carbono da organização (13).

Paralelamente, a comunidade académica do ensino superior português está a viver acentuadas dificuldades psicológicas (14) e socioeconómicas (15). O contexto atual torna prevalente a presença de stressores adicionais (crise habitacional, aumentos da taxa de inflação, sequelas causadas pela pandemia COVID-19, …), que despoletam consequências como exaustão, burnout, depressão, ansiedade e perda de controlo entre os estudantes (14) (16). Assim sendo, apontamos a necessidade de tentar colmatar os desafios e necessidades dos/as estudantes O projeto-piloto sugerido pela FAP pretende atuar sobre alguns destes stressores, nomeadamente a sobrecarga horária e trabalho exigido pelos ECT’s. Os desafios existem e novas medidas devem ser implementadas. A FAP apresenta uma proposta sólida, que pode ser um ponto de partida importante para a implementação do modelo no país. Contudo são necessárias estratégias complementares direcionadas a outros fatores propulsores do deterioramento do bem-estar psicológico da comunidade estudantil, nomeadamente um investimento nos Serviços de Apoio Psicológico, na crise habitacional e na inserção dos jovens no mercado laboral.

Tendo em conta os resultados dos estudos supramencionados e a recente aprovação do programa-piloto “Semana de Quatro Dias” para as entidades empregadoras de Portugal (17), consideramos relevante ponderar a implementação de uma medida dentro dos mesmos parâmetros nas IES, como proposto pela FAP. Posto isto, levanta-se a questão, será que a semana de 4 dias pode contribuir para a reforma do ensino superior português?

Referências

1. Times Higher Education. World University Rankings [Internet]. Times Higher Education (THE). 2022. Available from: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2023/world-ranking#

2. Ohio TU of A. “Five-Star Fridays” to be devoted to career-development activities [Internet]. The University of Akron, Ohio. 2018 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://www.uakron.edu/im/news/five-star-fridays-to-be-devoted-to-career-development-activities

3. University of Mobile. Focus Fridays [Internet]. University of Mobile. 2022 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://umobile.edu/student-life/focus-fridays/

4. Maanyag Buscano Jamisola. In With The Times: Implementing a Four-day School Week in the Ateneo [Internet]. Arguments of (tired) College Students. 2018 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://earlymorningswithr04.wordpress.com/2018/05/17/in-with-the-times-implementing-a-four-day-school-week-in-the-ateneo/

5. Holder MA. Community College Employee Perceptions of the Four-Day Schedule as a Community College Institutional Strategy [Internet]. [Department of Educational Studies, Leadership, and Counseling at Murray State University]; 2022 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://digitalcommons.murraystate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1329&context=etd

6. Cardinale N. Examining the Transition to a Four-Day School Week and Investigating Post-Change Faculty/Staff Work-Life Balance: A Community College Case Study [Internet]. [College of Professional Studies Northeastern University]; 2013 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://repository.library.northeastern.edu/files/neu:1076/fulltext.pdf

7. Ellen M. 4-Day Work Week Survey Summary of Results [Internet]. Southeastern Community College. 2011 Oct [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://www.scciowa.edu/userup/inst_research/securedfiles/4-Day%20Work%20Week%20Survey%20Report.pdf

8. Pringle CO, Bender W. Educational Operations Four Days a Week. In: American Society for Engineering Education. College of Education and Professional Studies at ScholarWorks; 2010.

9. 4 Day Week Fellowship. Why trial a 4 day week? [Internet]. 4 Day Week Global – The Future of Work. 2023. Available from: https://www.4dayweek.com/why-pilot

10. Haraldsson GD, Kellam J. Going Public: Iceland’s Journey to a Shorter Working Week [Internet]. Alda. 2021 Jun [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://en.alda.is/wp-content/uploads/2021/07/ICELAND_4DW.pdf

11. Microsoft Japão. 「週勤 4 日 & 週休 3 日」を柱とする自社実践プロジェクト「ワークライフチョイス チャレンジ 2019 夏」の 効果測定結果を公開 – News Center Japan [Internet]. News Center Japan. 2019 [cited 2019 Nov 19]. Available from: https://news.microsoft.com/ja-jp/2019/10/31/191031-published-the-results-of-measuring-the-effectiveness-of-our-work-life-choice-challenge-summer-2019/

12. O.M. K, Schor JB, Fan W, Bezdenezhnykh T, Gu G, Hubbard NB. The Four Day Week: Assessing global trials of reduced work time with no reduction in pay – Evidence from Ireland [Internet]. 2022. Available from: https://static1.squarespace.com/static/60b956cbe7bf6f2efd86b04e/t/6390e7378468bc1ef5a4b882/1670440760975/4DayWeekAssessingGlobalTrials.pdf

13. Onaran Ö, Jump RC. A shorter working week as part of a green caring economy [Internet]. Women’s Budget Group. 2022 Feb. Available from: https://wbg.org.uk/wp-content/uploads/2022/02/Shorter-Working-Week-Report.pdf

14. Teixeira C, Moreira D. Aplicação de um Inventário de Saúde Mental à População Universitária em Portugal [Internet]. RYSE. Associação Nacional de Estudantes de Psicologia; 2023 Jan. Available from: https://www.ryse.pt/iniciativas/este-ano-n%C3%A3o

15. Tribuna M. Quase um quarto dos estudantes da Academia do Porto já pensou abandonar estudos por motivos financeiros [Internet]. Expresso. 2023 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://expresso.pt/sociedade/ensino/2023-03-24-Quase-um-quarto-dos-estudantes-da-Academia-do-Porto-ja-pensou-abandonar-estudos-por-motivos-financeiros-fcf4f674

16. Évora U de. Estudo apresenta dados inquietantes sobre a saúde mental dos Estudantes do Ensino Superior [Internet]. Uevora. 2023 [cited 2023 Apr 11]. Available from: https://www.uevora.pt/ue-media/noticias?item=37049

17. Fontes LMO. Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Diário da República. 2022 Dec;