Banco de Voluntariado
O voluntariado proporciona oportunidades de desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional! Assim, a ANEP preocupou-se em proporcionar estas oportunidades, divulgando aquilo que de tão bom já está a ser feito para que os estudantes se consigam superar cada vez mais!
ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida
239 820 000 | adavcoimbra@gmail.com
Locais
Coimbra, Leiria, Aveiro e Viseu
Descrição
Tem por finalidade «o apoio à família, a defesa e a promoção da vida humana e da dignidade da mulher e a luta pela não discriminação da pessoa em função do sexo, de modo a que a igualdade de direitos entre homens e mulheres se torne um facto na vida social» (Estatutos da ADAV-Coimbra, 2009).
Projetos/Funções
> A Bolachinha: Ateliê do Bebé: Apoio a grávidas, mães e pais acompanhados através da criação de peças personalizadas, nomeadamente, enxovais e artigos relacionados com a maternidade e infância. Simultaneamente, o projecto pretende dotar grávidas, mães e pais com formação certificada, visando ampliar as suas oportunidades de (re)inserção profissional. Potencia-se ainda o empreendedorismo e a capacidade de criação do próprio emprego dos beneficiários e intensifica-se a vertente ecológica da ADAV-Coimbra, através da reutilização de artigos doados (vestuário e têxteis em geral) ao «Banco da Maternidade e da Criança».
> Banco da Maternidade e da Criança: Importante instrumento de combate à pobreza e exclusão social, existe para dar resposta com artigos direcionados para a maternidade e primeira infância que as famílias necessitem (por exemplo, leite adaptado, fraldas, toalhitas, produtos de higiene para bebés e crianças, artigos de puericultura). Para que o BMC funcione de forma efetiva, contamos com o apoio dos voluntários para preparação de pedidos solicitados pelas famílias, arrumação e organização do espaço e participação em campanhas de recolha de donativos para podermos apoiar as famílias.
> Mãe e Pai Coragem II: Tem por objectivo dar continuidade à disseminação de boas práticas ao nível da igualdade entre mulheres/mães e homens/pais, desconstruindo estereótipos afectos aos papéis sociais tradicionalmente atribuídos ao homem e à mulher, reforçando competências, promovendo o emporwerment individual e coletivo e a consequente autonomização.
Outras Informações
Existem outras iniciativas, planeadas por grupos de estudantes em registo de voluntariado que também acolhem, nomeadamente: (a) sessões de esclarecimento para os utentes sobre algum tema/área ligado à intervenção (por exemplo, prestação de cuidados na primeira infância, saúde mental materna, entre outros); (b) recolhas de donativos junto de outros estudantes, ou seja, campanhas promovidas pelos próprios núcleos de estudantes, escolas, e/ou projetos sociais da Universidade, nomeadamente no período do Natal no qual a ADAV-Coimbra costuma promover uma campanha específica para este período, convidando todos os interessados a entregar donativos na Instituição.
Animais de Rua
geral@animaisderua.org | voluntarios@animaisderua.org
Locais
Grande Porto, Vila Nova de Gaia, Grande Lisboa, Sintra, Faro & São Miguel
Descrição
Ajuda muitos milhares de animais nas ruas, esterilizando-os para que não se reproduzam, tratando-os quando estão doentes e alimentando-os. Promovem o convívio pacífico entre os animais e as pessoas, em respeito pelo bem-estar animal e a saúde pública.
Projetos/Funções
À Distância
> Voluntários com conhecimentos de woocommerce para os ajudarem com a loja online.
> Voluntários para a equipa do Cartão Amigo, com o objetivo de dinamizar o projecto através da criação de campanhas e contactos com parceiros.
Presenciais
> Captura de gatos silvestres (implica formação prévia).
> Boleias dos animais para as clínicas e de volta às colónias.
> Ser Família de Acolhimento Temporário (FAT) de animais que aguardam adopção.
> Ações em escolas no âmbito do programa educativo.
> Organização e participação em eventos e campanhas de angariação de donativos.
> Pós-operatório dos animais intervencionados.
> Trabalhos de fotografia/vídeo.
CASA
217 269 286 | info@casa-apoioaosemabrigo.org
Locais
Albufeira, Cascais, Coimbra, Faro, Figueira da Foz, Lisboa, Madeira, Paredes, Porto & Setúbal
Descrição
Auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carênciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.
Projetos/Funções
Atividades/Projetos dependentes da delegação.
Outras Informações
Sem vagas limitadas e abertos o ano inteiro.
Fundação Portuguesa – A Comunidade Contra a SIDA
caoj.lisboa@gmail.com | caojporto@gmail.com | caoj.coimbra.fpccsida@gmail.com | caoj.setubal.fpccsida@gmail.com | caoj.coimbra.ba@gmail.com | caoj.guimaraes.fpccsida@gmail.com | caoj.guarda.fpccsida@gmail.com | fpccsida@gmail.com | caoj.viladoconde@gmail.com
Locais
Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Beira Alta, Guimarães, Guarda, Madeira & Vila do Conde
Descrição
Apoio de infetados e afetados pelo VIH/SIDA e seus familiares.
Projeto/Funções
O papel dos voluntários poderá assumir várias atividades, conjugadas com as necessidades e vontades de ambas as partes. Dependendo das delegações, existem vários projetos de intervenção com diferentes públicos-alvo.
Outras Informações
Recrutamento o ano todo, mas mais vincadamente entre Setembro e Dezembro.
Para Onde?
936 742 647 | 939 603 349 | info@paraonde.org
Locais
Porto, Lisboa & Algarve
Descrição
Surgiu com o propósito de juntar pessoas diferentes em idade, contexto, formação e experiência, em projetos e iniciativas de voluntariado local, nacional e internacional. Assume o compromisso de promover um voluntariado consciente, comprometido e responsável, com especial cuidado e foco no impacto (positivo e negativo) nas comunidades e nas organizações com quem trabalha.
Projetos/Funções
> Momentos de Empatia – 1 vez por mês (primeiro sábado de cada mês) e que tem como objetivo criar laços e uma rede de suporte.
> Elaboração de entrevistas.
> Avaliação do perfil dos voluntários.
> Recrutamento, seleção e acompanhamento de projetos.
Outras Informações
> Existem candidaturas de curta duração e de longa duração.
> Deves ter 100% de certeza do projeto ao qual te estás a candidatar, bem como disponibilidade para participar durante todo o período proposto;
> Investir numa boa candidatura é meio caminho andado para poderes ser aceite – conjuga as necessidades do projeto com as tuas competências e/ou formação e explica isso na carta de motivação;
> O período de resposta nem sempre é imediato e pode demorar algum tempo até saber se a candidatura foi ou não aceite – evita fazer candidaturas em cima da hora, conta com pelo menos 1 mês e meio / 2 meses para tratares de tudo com calma;
Serve The City
960 070 007 | info@servethecity.pt
Locais
Lisboa, Porto, Coimbra & Oeiras
Descrição
Participam na construção de pontes entre pessoas, instituições e territórios, através de acções de voluntariado, de forma a tornarem a Cidade mais justa, fraterna e solidária. Têm projectos próprios (sempre com parceiros), projectos conjuntos, e projectos de parceiros para os quais contribuem com voluntários que levam o espírito do serviço à Cidade, do encontro e da mudança. Vão ao encontro de pessoas socialmente fragilizadas, actuando nas temáticas da exclusão, da pessoa sem-abrigo, da pessoa idosa isolada, das crianças e jovens em situações de maior vulnerabilidade, da pessoa imigrante ou refugiada, etc.
Projetos/Funções
> Jantares Comunitários – De 15 em 15 dias em Lisboa, mensalmente no Porto e de 2 em 2 meses em Coimbra, têm servido um Jantar onde todos são bem-vindos. Servidos como num restaurante, onde voluntários e pessoas em situação de fragilidade social jantam lado a lado, partilhando a refeição e a vida.
> Horta Comunitária – pessoas em condição de fragilidade e voluntários semeiam, cuidam, colhem e usufruem (ou oferecem) produtos hortículas, criando relacionamentos e pertença que dê fruto também no desenvolvimento pessoal e social.
> Futebol Comunitário – Lado-a-lado, na mesma equipa, juntam-se voluntários e pessoas em condição de fragilidade social para conviverem, praticarem desporto, aprenderem a vencer e a perder juntas. Por enquanto, os torneios de Futebol Comunitário estão agendados duas vezes por ano, com equipas de várias organizações e empresas.
> Ateliês Comunitários – Feito de Ateliês Comunitários, que podem envolver entre 8 e 16 pessoas, sendo sensivelmente metade voluntários e a outra metade pessoas em situação de fragilidade social. Durante 90 minutos, um dia ou um ano, juntos aprendem sobre informática, alfabetização, bijutaria, saúde, teatro, inglês, cestaria, auto-estima, dança, etc.
> Pontes sem Idade – pessoas seniores em situação de isolamento e carência. Procura-se criar à volta de um núcleo de 5 a 8 pessoas nessa situação um pequeno ecossistema relacional com voluntários e outras pessoas socialmente fragilizadas, de forma a criar uma rede de afectos que seja sustentável e potencie e inclusão e valorização de cada um, uns pelos outros.
> Crescer com Amigos – Têm parcerias com uma casa de acolhimento e organizações de apoio à juventude onde os voluntários complimentam a oferta existente com tutorias gerais ou disciplinas/matérias específicas.
> Minutos Solidários – O Serve the City constituiu uma equipa de voluntários que visita semanalmente pessoas seniores isoladas, levando-lhes o banco alimentar e oferecendo companhia e ajuda a um idoso ou casal de idosos.
Outras Informações
> Época forte de candidaturas em Setembro e Janeiro, mas aceitam ao longo do ano e efetuam sessões de esclarecimento.
SPEAK
https://www.speak.social/pt/be-a-buddy/
Locais
Lisboa, Leiria, Porto, Braga & Algarve
Descrição
O SPEAK junta pessoas recém-chegadas e locais a viver na mesma cidade através de grupos de línguas e eventos de intercâmbio cultural organizados pela comunidade. Através destas experiências, os participantes aprendem uns com os outros, exploram interesses em comum e fazem novos amigos, ao mesmo tempo que quebram barreiras e preconceitos na sua cidade.
Projetos/Funções
Os grupos de línguas do SPEAK decorrem principalmente em formato online, mas também têm a opção de criar grupos presenciais em algumas cidades (Lisboa, Leiria, Porto, Braga, etc.). Cada grupo de línguas está constituido por 12 sessões de 90 minutos cada uma, e em termos de frenquência das sessões os/as buddies podem escolher entre: 2 vezes por semana durante 6 semanas; ou 3 vezes por semana durante 4 semanas. As pessoas interessadas em liderar grupos linguísticos no SPEAK só têm de criar uma conta na plataforma da sepak fazendo click em “Join” (https://www.speak.social/en/). Uma vez a conta esteja criada, as pessoas interessadas podem registrar-se como buddies fazendo click em “Be a buddy” (https://www.speak.social/en/be-a-buddy/). No processo de registro como buddies, os utilizadores irão aprender tudo o que precisam de saber sobre como ser um buddy através da formação online. A formação demora menos de 20 minutos a concluir e inclui um pequeno questionário no final de cada módulo para testar os conhecimentos recém adquiridos. Quando a formação é completada com sucesso, os/as buddies podem escolher diretamente a língua que querem partilhar, o tipo de sessão (online ou presencial) e o horário desejado. Além disso, eles/as têm acesso ao guia para buddies e materiais, que incluem atividades prontas a usar, dicas e sugestões para cada sessão.
Bamboo Centro Educativo
Vila Nova de Famalicão | 912 867 531 | centrodestudosbamboo@gmail.com
Descrição
Bamboo foi idealizado por duas psicólogas, com o objetivo de intervir de uma forma preventiva na Educação e na formação pessoal e social de crianças e jovens. Através do conceito “Forest School”, as sessões de aprendizagem, quando possível, são realizadas na natureza com o foco na individualidade da criança e na importância do brincar ao ar livre. Com o contributo da Psicologia e de estratégias de desenvolvimento pessoal e social, as crianças e jovens desenvolvem competências transversais enquanto acompanham o percurso escolar. O Bamboo também disponibiliza professores de diferentes disciplinas para apoiar as diferentes necessidades de cada educando. Têm ao dispor um espaço interior e exterior, onde as crianças podem estudar, aprender, desenvolver, construir, descobrir e brincar. No espaço exterior, existe uma horta, zona de leitura e descanso, árvores de fruto e espaço suficiente para brincarem ao ar livre. Dão oportunidade às crianças para pensarem e organizarem as suas próprias atividades/brincadeiras para que estas desenvolvam competências transversais (confiança, criatividade, gestão de risco, autonomia, liderança, resiliência, resolução de problemas, adaptabilidade).
Projetos/Funções
> “Ajudo a aprender e Brincar na Natureza”: Vem viver a experiência de voluntariado no Bamboo em projetos com crianças, animais e o meio ambiente, nas áreas social, educação e saúde. Tem duração de 2 a 8 semanas e início todo o ano letivo. Como voluntário podes ensinar através de várias atividades, como jogos, histórias, músicas e alguns exercícios. Para além de transmitires o teu conhecimento, vais interagir com crianças de diferentes idades (dos 4 anos 16 anos), características, problemáticas (por exemplo, autismo, défice de atenção, entre outras), com a mascote (Léo), num ambiente rodeado pela Natureza.
Existem dois momentos em que recebem voluntários:
(1) Ao longo do ano letivo (Novembro-Junho), em que as tarefas passam pelo apoio ao estudo a crianças desde o 1º ao 3º ciclo (Inglês, Francês, Português, Ciências, História e Geografia, Físico-química e Matemática), promover estratégias de estudo, criar e implementar atividades de lazer com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências transversais dos jovens, criar sessões informativas para pais sobre temas relacionados com o desenvolvimento positivo da criança. Datas de Início: início de cada mês. Horário: 1/2x por semana, em horário a combinar.
(2) Campos de Férias (Dezembro, Páscoa e Verão), as tarefas incluem criar e implementar atividades de lazer com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências transversais dos jovens. Implementar programas de intervenção com o foco no desenvolvimento positivo das crianças. Horário: de segunda a sexta, em horário a combinar. As datas de início são: (a) 25 de março a 5 de abril (Páscoa, duração mínima de duas semanas) – Candidaturas até 8 de março 2024; | (b) 17 de junho a 9 de agosto (Verão, duração mínima de duas semanas, máxima de 8 semanas) – Candidaturas até 3 de junho 2024.
Outras Informações
> Alimentação: Em situações que o voluntário esteja o dia completo, o Bamboo disponibiliza almoço.
> Formação: Incluído formação, sessão de boas-vindas e orientação.
> Certificado: Incluído no final.
> Os requisitos são: maior de 19 anos, licenciatura (concluída ou a frequentar), gostar de crianças e respeitar a individualidade de cada uma, gostar de animais e respeitar a natureza, ser responsável, proativo, criativo e empático.
Cruz Vermelha Braga
Braga | 253 208 870 | dbraga.voluntariado@cruzvermelha.org.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Projetos/Funções
> + ATITUDE 5G – Agente de prevenção
> Agente de Comunicação Digital
> Ponto Vermelho – Criador de Empatia
> Operador Logístico de Triagem e Stock
> Laboratório de Ideias
> Academia J
> SAFE
> We Are Neighbours
> Monitor Apoio ao Estudo
> Equipa de Rua – Agente de Redução de Riscos
> CAES 2.0 – Agente de Redução de Danos
U.DREAM
Braga | 933 684 006 | udream.portugal@udream.pt
Descrição
Transformar comunidades com o potencial de cada um.
Projetos/Funções
O voluntariado é diverso, o jovem pode escolher qualquer causa social, sendo que colaborar com a U.DREAM implica participar em atividades paralelas ao voluntariado: 11 sessões de formação sobre Liderança Social, 2 bootcamps com toda a comunidade U.DREAM, entre outras ações pontuais como concretização de sonhos, palestras/jantares inspiracionais, campanhas de felicidade nas ruas, entre outros.
Outras Informações
Inscrições em Novembro e Dezembro e depois Abril e Maio.
Cruz Vermelha Vila Real
Vila Real | 259 309 240 | dvilareal.gab_psicologia@cruzvermelha.org.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
APCVR – Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real
Vila Real | 259 321 027 | geral@apcvr.pt
ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro
Porto | 225 480 405 | acreditar@acreditar.pt
AFUA – Saúde Mental Promover. Reabilitar. Integrar
Porto | 220 138 244 | voluntariado@afua.pt
Ajudaris
Paranhos | 222 013 159 | geral@ajudaris.org
Associação Animais da Quinta
Gondomar | geral.animaisdaquinta@gmail.com
Descrição
Dedica-se ao resgate e reinserção na comunidade de animais abandonados ou retirados de situações de negligência/maus-tratos, contribuindo para a redução do número de animais errantes, através de medidas de controlo populacional adequadas e assegurando a melhoria das suas condições de vida.
Projetos/Funções
O primeiro contacto deverá ser feito por email (voluntariado.animaisdaquinta@gmail.com). No seguimento desse email, os colegas responsáveis entram em contacto, enviam o formulário inicial, dão mais informações e agendam uma vista ao abrigo. Existem tarefas como as limpezas do abrigo, administração de medicamentos, muitos momentos de brincadeira com os patudos, participação em eventos e em campanhas de angariação de alimentos e fundos.
Outras Informações
Recruta voluntários durante todo o ano.
Associação Encontrar+se
Foz do Douro | 220 101 417 | geral@encontrarse.pt
Associação Mimi
Bonfim, Campanhã & Vila Nova da Gaia | 910 217 842 | geral@mimi.com.pt
Descrição
A associação “Mimi” tem como missão suprir a solidão dos idosos isolados, promovendo desta forma melhores condições de vida aos idosos, através do acompanhamento personalizado dos idosos que será realizado por um grupo de voluntários devidamente formados, garantido dessa forma a qualidade dos serviços de companhia, integração, desenvolvimento e bem-estar dos idosos.
Projetos/Funções
> “Miminhos & Companhia”: Projeto presencial de companhia a idosos em situação de isolamento; fazer companhia presencial ao idoso, idas ao supermercado, farmácia, etc.
> “Palavras que Aconchegam”: Trata-se de um jornal dirigido à comunidade sénior.
> “Linha Amiga”: Apoio telefónico a idosos.
> “Música para os Nossos Ouvidos”: Tem como objetivo levar música típica portuguesa aos idosos, cantada e tocada ao vivo pelos voluntários.
> “Amigo Secreto”: Troca de correspondência entre o idoso e o voluntário.
> “Mantém-te Ativo”: Trata-se de um projeto de desporto sénior dirigido a idosos isolados em lares e centros de dia.
Outras Informações
Neste momento estão a necessitar de voluntários para a equipa de disseminação – Na qual os voluntários/as têm de levar o jornal aos centros de dia e lares, apresentar e fazer atividades com os mesmo, de acordo com a temática do jornal.
ATACA – Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana
Matosinhos | 917 150 728 | ataca@ataca.or
Cruz Vermelha Porto
Porto | 226 006 353 | dporto@cruzvermelha.org.pt | juventude.voluntariado@cvporto.org
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
FAP no Bairro
Porto | fapnobairro@fap.pt
Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Família
Bonfim | 225 303 036 | fiosedesafios@fiosedesafios.com
GAS Porto
Porto | 222 445 369 | secretariado@gasporto.org
Descrição
Procura promover a integração social, a formação e a capacitação da pessoa e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento humano. O GASPORTO atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação. Constituindo-se como uma Escola de Vida focada na ajuda e no desenvolvimento humano, o GASPORTO aposta, de forma estratégica, na formação para fomentar o desenvolvimento de cada voluntário e do grupo. De igual modo, é imperativo na ação do GASPORTO criar relações de proximidade, com respeito e igualdade, para ser possível fazer a diferença na vida das pessoas.
Projetos/Funções
> Abraço Amigo: Procura responder a um conjunto de fragilidades sociais, cognitivas, emocionais e habitacionais sentidas por esta população. Procura combater a solidão e o isolamento social e promover a qualidade de vida no domicílio. Visa ainda aumentar o bem-estar e melhorar as condições de mobilidade, de segurança e de conforto das habitações. Pretende também sensibilizar a sociedade para o envelhecimento.
> Ama – Apoio a Mães e a Adolescentes: Através do acompanhamento das mães nas diversas fases, desde a gravidez até à primeira infância da criança, e com base no estabelecimento de uma relação de proximidade e de acolhimento, o projeto AMA pretende fomentar o vínculo mãe-filho. Pretende ainda promover a inclusão social e a cidadania ativa; o contacto com diferentes realidades que suscitam o despertar de “vocações” profissionais; e o sentido de pertença e espírito de cooperação. Visa também estimular o gosto pela cultura, pelas artes, pelas ciências e por outras áreas a fim de fomentar a interação com as diferentes realidades, que se reflitam na vivência de experiências positivas e no enriquecimento pessoal e social.
> Futuros (Bairro Cerco): O projeto Futuros pretende criar um contexto que possibilite aprender a brincar, a partilhar experiências e a fortalecer as emoções para que as crianças e os jovens se tornem adultos confiantes e felizes. Procura, ainda, estimular o gosto pela escola e pela aprendizagem.
> Caminhos: Estabelecendo uma relação próxima de confiança com as pessoas e acompanhando-as nesta fase de vida, o Caminhos foca-se em conhecer as suas necessidades e desenvolver estratégias que reforcem o sentido de confiança em si e na sociedade, promovam a sua dignidade e proporcionem uma efetiva inclusão social. Procura resgatar sorrisos e sensações de bem-estar há muito esquecidos.
Outras Informações
Candidaturas em Outubro/Novembro, têm um momento de entrada e acolhimento e depois fazem o ano de formação e voluntariado, até à abertura do novo ano. O voluntariado semanal que desenvolvem (no Concelho do Porto) e que se dirige a diferentes indivíduos, desde crianças a pessoas idosos e que se baseia no estar e na realização de dias diferentes em que pretendem retirar as pessoas das instituições ou levá-las a conhecer outros locais. A duração do voluntariado depende do local de voluntariado sendo que cada voluntário integra um local em função da sua disponibilidade e das necessidades dos locais de voluntariado. Nas sessões de apresentação, todos os projetos são explicados de forma detalhada para que cada pessoa possa perceber um pouco melhor cada projeto. No GASPORTO têm o lema de estar aonde são mais precisos e a alocação dos voluntários tem que equilibrar a vontade dos voluntários com a necessidade de cada um dos projetos.
Grupos de Vida Social Apoiada (GVSA)
Porto | 939 303 358 | gvsa@fiodeariana.pt
Descrição
São uma resposta desenvolvida em parceria com a “IN-Associação para a Inclusão ao Longo da Vida” que visa responder às necessidades identificadas nas crianças e jovens ao nível da participação e integração social, relacionamento interpessoal e construção e manutenção de suporte social.
Projetos/Funções
Projeto de âmbito social, desenvolvido pela Cooperativa O Fio de Ariana – Educação e Terapia, CRL, que tem como objetivo criar grupos estáveis de amigos, para pessoas com deficiência e/ou incapacidade intelectual e/ou adaptativa, com vista ao aumento da sua rede de pares e ao desenvolvimento de competências pessoais e relacionais. Deste modo, pretendemos impulsionar a inclusão social, a vivência e a participação ativa na comunidade. Fazem isto através de uma intervenção participada, ocupando os tempos livres, em pequeno grupo. As atividades são realizadas na comunidade e com o envolvimento de voluntários. Aqui, os voluntários integram um dos grupos de amigos, de forma regular, participando ativamente em todas as atividades desenvolvidas, quinzenalmente ao sábado, e têm como principal função promover a participação ativa e as interações/relações saudáveis entre os vários elementos do grupo.
Impac’tu
Porto | 913 363 673 | geral@impactu.org
Já T’Explico
Porto | hello@jatexplico.pt
MEERU
Porto | 916 071 863 | abrircaminho@meeru.org
O Fio de Ariana nos Grupos de Vida Social Apoiada
Combatentes | 225 025 266 | geral@fiodeariana.pt
Patinhas Sem Lar
Espinho | geral@patinhassemlar.org
Porta Solidária – Paróquia Senhora da Conceição
Porto | senhoraconceicao@gmail.com
Refugees Welcome Portugal
Matosinhos | 220 152 373 | porto@refugees-welcome.pt
U.DREAM
Porto | 933 684 006 | udream.portugal@udream.pt
Descrição
Transformar comunidades com o potencial de cada um.
Projetos/Funções
O voluntariado é diverso, o jovem pode escolher qualquer causa social, sendo que colaborar com a U.DREAM implica participar em atividades paralelas ao voluntariado: 11 sessões de formação sobre Liderança Social, 2 bootcamps com toda a comunidade U.DREAM, entre outras ações pontuais como concretização de sonhos, palestras/jantares inspiracionais, campanhas de felicidade nas ruas, entre outros.
Outras Informações
Inscrições em Novembro e Dezembro e depois Abril e Maio.
Unlimited Future
Matosinhos | geral@unlimitedfuture.pt
Descrição
Objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior, tendo projetos específicos para cada um destes públicos-alvo. Esta associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.
Projetos/Funções
> Inspiring Future (IF): Este projeto é direcionado aos alunos do 10º ao 12º ano e visa promover formações e workshops nas escolas. Os participantes tornam-se “guardiões” das formações e também aplicam jogos de tabuleiro relacionados com autoconhecimento, aptidões e resolução de problemas.
> Exploring Future (EF): Similar ao Inspiring Future, direcionado aos alunos do 7º ao 9º ano.
> Unlimited Future (UF): Neste projeto, os participantes atuam como embaixadores da universidade, estabelecendo uma ligação vital entre a instituição e a associação. Além disso, há um elemento interessante relacionado com um tipo de concurso estilo “The Voice Empresarial”, onde os alunos desempenham um papel crucial.
> Campo de Férias: Os voluntários neste programa desempenham várias funções, incluindo logística, refeições e orientação de grupos de jovens. Eles também têm a oportunidade de acompanhar e orientar os jovens durante esta experiência.
> Redatores: Para voluntários que gostem de escrever artigos, trabalham em colaboração com a equipa de marketing, e podem apresentar um tema que gostariam de escrever.
Outras Informações
Sem restrição de idade; Candidaturas ao longo do ano, mas privilegiam o ínicio do ano letivo (Setembro); Pode ser um trabalho contínuo e podem fazer parte de vários projetos ao mesmo tempo.
VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário
Porto | geral@vou.pt
Descrição
Tem como objetivo a promoção de ações de carácter social, científico, educativo, desportivo, cultural, ambiental, de defesa dos Direitos do Homem e dos Direitos dos Animais.
Projetos/Funções
> VO.U. Cuidar: Projeto que pretende promover a saúde mental, consistindo essencialmente no acompanhamento de utentes institucionalizados em entidades especializadas, à área de deficiência intelectual, à área de afasia e cuidados paliativos. O objetivo deste projeto é proporcionar momentos de confraternização com os voluntários.
> VO.U. Olhar o Mundo:Projeto que pretende consciencializar a sociedade estudantil sobre as mais diversas temáticas e polémicas vividas em todo o mundo, através de palestras, debates, quizzes e publicações nas redes sociais, como o Instagram.
> VO.U. Acompanhar: Projeto que visa o acompanhamento de idosos em situação de isolamento social. O voluntário compromete-se a visitar o beneficiário todas as semanas, com o intuito de criar de uma relação entre os voluntários e os idosos.
> VO.U. Pirueta: Projeto que visa levar a todos um momento diferente através de aulas e dança. Para os idosos, o projeto busca levar um momento de prazer e atividade física. Para as crianças, busca ensinar como disciplinar a mente e corpo, e a expressar-se como indivíduos artisticamente.
> Núcleo Externo: Núcleo responsável pela consolidação das relações externas da VO.U. Tem a função de procurar ativamente parcerias institucionais benéficas para cada projeto da Associação.
> Núcleo Criativo: Núcleo responsável pela gestão da imagem da VO.U. Atualmente dividido em equipa de fotografia e equipa de design, o Núcleo Criativo participa ainda na gestão da comunicação e imagem referente a todos os projetos e iniciativas da VO.U., tanto nos canais online, como offline.
Outras Informações
Os interessados podem acompanhar as inscrições através do site (www.vou.pt) ou instagram (vou.associacao).
Voz De Apoio
Porto | geral@vozdeapoio.pt
Cruz Vermelha Aveiro
Aveiro | 234 420 005 | daveiro@cruzvermelha.org.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Projetos/Funções
> Linha Nacional de Emergência Social;
> Transporte Escolar de crianças com necessidades especiais, diário, de manhã e à tarde;
> Às quintas-feiras temos entrega de cabazes alimentares a famílias carenciadas;
> Programa Revive+ (Estabelecimento Prisional de Aveiro) às terças-feiras;
> Projeto RIS (pessoas com dependências);
> Projeto Emília, visitas a pessoas idosas que estão sozinhas;
> Acolhimento de famílias refugiadas;
> Sessões de sensibilização nas escolas, sobre vários temas (voluntariado, violência no namoro, DST, comportamentos aditivos, entre outros).
I.emotions Academy
Aveiro | 911 772 250 | i.emotionsacademy@gmail.com
Associação Integrar
Coimbra | 239 705 697 | integrar@integrar.org
Descrição
Fomenta, promove e desenvolve a prática de atividades culturais desportivas e de Solidariedade Social no âmbito do apoio à integração social, comunitária e de formação profissional de cidadãos.
Projetos/Funções
> Housing First: Proporcionar à pessoa em situação de sem-abrigo uma habitação individualizada, contribuindo para a sua progressiva inserção social, promovendo as condições para a (re)construção e (re)organização e concretização de projetos de vida individuais, apoiada por um conjunto diversificado de serviços de apoio social, em estreita ligação com outros recursos da comunidade e com o apoio técnico adequado.
> Apartamentos Partilhados: Garantir à pessoa em situação de sem-abrigo, o apoio, o acompanhamento social e o alojamento de carácter transitório e temporário, em apartamento partilhado, por forma a que ninguém tenha de permanecer na rua por ausência de alternativa, bem como promover programas de treino de competências pessoais e sociais e garantir a transição para a plena autonomia de vida.
> Núcleo de Projetos, Formação e Voluntariado: Estabelecimento de Protocolos de parceria com diversas entidades; Estabelecimento de Acordos de Voluntariado para as diferentes valências da Associação Integrar (email nucleoprojetosformacao@integrar.org).
> IntegrarSERVIÇOS: Oferta dos serviços que coloca ao dispor da comunidade, indo ao encontro das necessidades das pessoas que, diariamente, contactam para obter informações sobre os trabalhos que a associação desempenha.
> Pronto-a-Vestir/Loja Social: Proporciona aos utentes, acompanhados pela instituição e/ou encaminhados por outras entidades, o acesso a bens de primeira necessidade (vestuário, calçado e artigos para o Lar), gratuitamente (email integrar@integrar.org).
> Cozinha Solidária: Apoio de População carenciada através do Serviço de Alimentação Solidária Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica – Economia Alimentar Ações de Sensibilização e Informação sobre Educação Alimentar Preparação da comida e distribuição das refeições – todos os dias da semana – segunda a sexta das 14h às 18h30 – funcionam em take-away aos fins de semanas e feriados de manhã 8h30 às 12h30 (email cozinhasolidaria@integrar.org).
> Equipa de Apoio Social Direto – Equipa de rua (EASD): Apoia diariamente pessoas em situação de fragilidade social. Por exemplo, houve uma Campanha destinada à angariação de bens necessários nos giros de rua para distribuição às pessoas em situação de sem abrigo, enquanto não se consegue motivar para a saída da rua ou para a integração em Alojamento Temporário.
> Sede Nacional (Apoio Administrativo)
> Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)
> Centro de Acolhimento e Inserção Social – Comunidade de Inserção (CAIS/CI)
> Recuperação de Edifícios
Outras Informações
Inscrições o ano todo. Há 2 opções – podem definir horário específico ou dizer a disponibilidade.
Cáritas Diocesana de Coimbra
Coimbra | 239 792 430 | caritas@caritascoimbra.pt
Cavalo Azul
Coimbra | 239 448 310 | geral.cavaloazul@gmail.com
Cruz Vermelha Coimbra
Coimbra | 239 825 395 | http://coimbra.cruzvermelha.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Projetos/Funções
Caso pretendam fazer voluntariado de uma forma mais continua, temos atualmente a resposta social:
> Equipa Técnica de Rua: Às sextas-feiras das 21h00 às 24h00. Poderão enviar email para voluntariado@cvp-coimbra.org ou para rodrigo.branco@cvp-coimbra.org, caso tenham interesse em alguma das nossas respostas.
SOS Estudante
Coimbra | 239 410 400 | geral@sosestudante.pt | voluntarios@sosestudante.pt
Descrição
Secção cultural da Associação Académica de Coimbra cuja principal missão é informar e apoiar a comunidade académica e demais interessados quanto as diferentes problemáticas que os afectam emocionalmente e psicologicamente a fim de promover reflexão e pensamento crítico sobre si, o outro e o mundo.
Projetos/Funções
Após a devida formação, fornecida pela SOS Estudante, a função dos voluntários será prestar apoio emocional e prevenir o suicído via telefone. São 30 horas de formação divididas em 10 sessões, com certificado de participação. Esta formação fornece conhecimentos acerca de várias temáticas inerentes à Linha preparando os voluntários para qualquer chamada que recebam.É necessária uma dedicação mensal de no mínimo 15 horas.
Outras Informações
Dirige-se a estudantes do Ensino Superior de Coimbra, de qualquer área, que tenham interesse no comportamento humano. As inscrições ocorrem duas vezes ao longo do ano letivo (1 vez por semestre).
Associação Mutualista da Covilhã
Covilhã | 275 310 870 | geral@mutualistacovilhanense.pt
Beira Serra – Associação de Desenvolvimento
Covilhã | 275 322 079 | geral@beiraserra.pt
Cruz Vermelha Covilhã
Covilhã | 275 094 620 | cdvcovilha@gmail.com
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Ahead
Lisboa | ahead@ahead.org.pt
Descrição
Associação sem fins lucrativos, laica e apolítica que desenvolve, desde 2005, projetos de voluntariado nacionais e internacionais com foco na educação como ferramenta para a inclusão social. Os voluntários desempenham funções de mentoria e trabalham com um jovem durante todo o ano letivo. Na mentoria, os principais objetivos são a recuperação de lacunas escolares e o desenvolvimento de competências de autonomia e método de estudo. Cada voluntário AHEAD, tem que assumir um compromisso de 2 horas semanais, durante o ano letivo.
Projetos/Funções
> AHEAD Bairros: Público-alvo são jovens residentes em bairros em bairros sociais + promoção do sucesso escolar em contextos onde as crianças e jovens estão inseridas em situações vulneráveis.
> AHEAD Casas: Público-alvo são jovens residentes em casas de acolhimento temporárias + promoção do sucesso escolar em contextos onde as crianças e jovens estão inseridas em situações vulneráveis.
AMI
Lisboa | 218 362 100 | fundacao.ami@ami.org.pt
Amigo Grande Amigo Pequeno
Lisboa | agap@outlook.pt
CasaQui
Lisboa | 960 081 111 | geral@casa-qui.pt
Colaboração com o Espaço Saúde em Diálogo- Plataforma Saúde em Diálogo
Lisboa | 213 400 659 | geral@plataformasaudeemdialogo.org
Comunidade Vida e Paz
Lisboa | 218 460 165 | recrutamento@cvidaepaz.pt | geral@alvalade.cvidaepaz.pt
Descrição
Ir ao encontro e acolher pessoas em condição de sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.
Projetos/Funções
> Equipas das Ceias: Estas equipas têm a função de preparar e acondicionar as mais de 500 ceias que diariamente são distribuídas, pelas equipas de rua, às pessoas em situação de sem-abrigo. As ceias são preparadas na sede das 14h às 16h durante a semana e das 8h às 11h ao sábado.
> Equipas de Rua: têm como objetivo motivar as pessoas em situação de sem-abrigo a sair da rua, através da distribuição de ceias para fomentar uma relação de proximidade. Circulam diariamente, incluindo fins-de-semana, e cada voluntário faz 2 voltas por mês.Todas as equipas saiem da sede em Alvalade e o horário é de segunda a domingo entre as 20h00 e a 1h00 aproximadamente.
> Banco de Roupa: fazem a triagem dos donativos que chegam até à Comunidade e distribuem pelas diferentes respostas sociais. Não existe um horário fixo, é articulado entre o voluntário e a equipa de voluntariado da Comunidade.
> Voluntariado nas Respostas Sociais: Existe também a possibilidade realizar voluntariado diretamente numa das respostas sociais. As atividades variam de acordo com as necessidades de cada resposta e não existe um horário fixo para as realizar. Todo o processo é articulado entre o voluntário, a equipa de voluntariado e o responsável de cada resposta da Comunidade.
> Voluntariado Técnico: Para os participantes que desejam contribuir com o seu saber técnico em prol das pessoas em situação de sem-abrigo. Não existe um horário fixo para realizar estas ações, é acordado mediante as necessidades da instituição. Todo o processo é articulado entre o voluntário e a equipa de voluntariado da Comunidade.
> Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo: A Festa de Natal proporciona, às pessoas em situação de sem-abrigo, momentos de conforto físico e emocional, algo a que normalmente se veem privadas. Este evento é organizado por uma equipa de cerca de 800 voluntários que recebe mais de 1.200 convidados. O processo de inscrição nesta modalidade de voluntariado, difere das restantes, existindo uma plataforma específica para o registo. Fica atento/a em setembro/outubro para realizares a inscrição.
> Campanhas de Recolha/Angariação de Bens: Esta ação consiste na mobilização de voluntários pontualmente para a organização de campanhas de angariação de bens de acordo com as necessidades da Comunidade Vida e Paz.
Outras Informações
Visa ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e/ou que tenham outra vulnerabilidade social, e motivá-las para a mudança através de uma relação de confiança. As inscrições para o voluntariado estão abertas todo o ano (estão neste momento temporariamente encerradas), sendo que a intervenção é na cidade de Lisboa.
Cruz Vermelha Lisboa
Lisboa | 213 030 360 | chlisboa.diretor@cruzvermelha.org.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Entrajuda
Lisboa | 213 600 500 | geral@entrajuda.pt
Equipa d’África
Oeiras | 962 286 692 | geral@equipadafrica.com
He for She
Lisboa | geral@heforshelisboa.org
Impac’tu
Lisboa | 913 363 673 | geral@impactu.org
Médicos do Mundo
Lisboa | 211 587 399 | comunicacao@medicosdomundo.pt
Santa Casa Da Misericórdia
Lisboa | 213 235 171 | 213 235 569 | secretaria-geral@scml.pt
União Zoofila
Lisboa | 760 501 015 | uniaozoofila@gmail.com
Descrição
Associação de referência no que se relaciona com a protecção dos animais domésticos abandonados, negligenciados e vítimas de abuso em Portugal.
Projetos/Funções
Recrutam voluntários para o canil ou para o gatil. Para fazer parte do grupo de voluntários têm de estar preparados para realizar trabalhos como limpeza das boxes dos animais, escová-los e mimá-los, lavar e estender mantas, ajudar na recolha e armazenamento de ração, entre outras. É importante ter uma assiduidade regular. Se não conseguem ter uma presença pelo menos semanal, então talvez o voluntariado no canil/gatil não seja o mais apropriado para ajudar a UZ. Ocasionalmente também precisam de voluntários para outro tipo de funções, como é o caso das ações de recolha de bens em hipermercados.
Outras Informações
Estão sempre a recrutar, analisam candidaturas o ano todo. O voluntariado ocorre maioritariamente no Abrigo, perto de Sete-Rios, em Lisboa A idade mínima para voluntários a trabalhar no gatil é de 16 anos e no canil é de 18 anos.
Unlimited Future
Matosinhos | geral@unlimitedfuture.pt
Descrição
Objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior, tendo projetos específicos para cada um destes públicos-alvo. Esta associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.
Projetos/Funções
> Inspiring Future (IF): Este projeto é direcionado aos alunos do 10º ao 12º ano e visa promover formações e workshops nas escolas. Os participantes tornam-se “guardiões” das formações e também aplicam jogos de tabuleiro relacionados com autoconhecimento, aptidões e resolução de problemas.
> Exploring Future (EF): Similar ao Inspiring Future, direcionado aos alunos do 7º ao 9º ano.
> Unlimited Future (UF): Neste projeto, os participantes atuam como embaixadores da universidade, estabelecendo uma ligação vital entre a instituição e a associação. Além disso, há um elemento interessante relacionado com um tipo de concurso estilo “The Voice Empresarial”, onde os alunos desempenham um papel crucial.
> Campo de Férias: Os voluntários neste programa desempenham várias funções, incluindo logística, refeições e orientação de grupos de jovens. Eles também têm a oportunidade de acompanhar e orientar os jovens durante esta experiência.
> Redatores: Para voluntários que gostem de escrever artigos, trabalham em colaboração com a equipa de marketing, e podem apresentar um tema que gostariam de escrever.
Outras Informações
Sem restrição de idade; Candidaturas ao longo do ano, mas privilegiam o ínicio do ano letivo (Setembro); Pode ser um trabalho contínuo e podem fazer parte de vários projetos ao mesmo tempo.
Cruz Vermelha Évora
Évora | 266 768 020 | chevora.voluntariado@cruzvermelha.org.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Fundação Eugénio de Almeida
Évora | 266 748 300 | geral@fea.pt
Fundação Salesianos
Évora | 210 900 500 | fundacao@salesianos.pt
Liga de Amigos do HESE
Évora | dulce.rebocho@lamigoshevora.pt | geral@lamigoshevora.pt
Descrição
Procuram promover e incentivar a colaboração da Comunidade e suas instituições para que o Hospital do Espírito Santo de Évora possa prestar um serviço de saúde de qualidade aos seus doentes, humanizando os espaços e as relações.
Projetos/Funções
> Cuidar a Brincar: Colaborar com a educadora de Infância do serviço de internamento de Pediatria, na promoção, dinamização e monitorização de atividades, para as crianças que se encontram internadas.
> Apoio aos Quiosques Automáticos: Apoiar os utentes na utilização das máquinas existentes no Hall de entrada do hospital do Patrocínio.
> Miminho para Bebés: Apoiar as mães das crianças nascidas na Maternidade do Hospital, com maiores dificuldades económicas.
> Apoio ao Doente Internado: No serviço de Medicina II, sendo posteriormente alargado ao serviço de Medicina I e Ortopedia.
> Apoio ao Doente em Ambulatório: Primeiro projeto de voluntariado da Liga de Amigos, com atividade na sala de espera das consultas externas.
Outras Informações
Têm todos os nossos projetos ativos e aceitam inscrições durante todo o ano, dada a rotatividade dos voluntários.
Projeto Fiel
Évora | 266 777 182 | canil@cm-evora.pt
Descrição
Projeto multidimensional e inovador de promoção da saúde e bem-estar dos animais do canil municipal, e sua adoção. Procuram intervir na comunidade em diversas ações socioeducativas e iniciativas de voluntariado que promovam a posse responsável e o combate ao abandono de animais de companhia.
Outras Informações
Segunda a sexta entre as 8h e as 17h, assiduidade semanal, no mínimo de 2 horas por semana. Maiores de 16 anos, gosto por animais nomeadamente cães e gatos.
Projeto Municipal de Voluntariado Ambiental
Évora | palavraj@cm-evora.pt
Academia V+ 2017/18
Faro | 289 800 900 | gvvmais@ualg.pt | ualgestamosjuntos@ualg.pt
Animal Rescue Algarve (ARA)
Loulé | 289 462 384 | info@animalrescuealgarve.com
Associação Juvenil Akredita em Ti – AJAT
Quarteira | 289 036 095 | associ.akreditaemti@gmail.com
Descrição
Tem como população-alvo crianças e jovens, que apresentem um índice alto de exclusão social, da freguesia de Quarteira, bem como as suas famílias. Promovem a inclusão social, a formação e capacitação, a participação cívica e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo através de atividades educacionais, sociais, culturais e lúdico-pedagógicas.
Projetos/Funções
Necessitam de Técnico(a) que desenvolvam competências cívicas; Técnico(a) que desenvolvam competências sócio-emocionais através das artes; Técnico(a) que promovam os hábitos saudáveis; Técnico(a) que realizem avaliações de competências aos beneficiários; Monitores(as) na área TIC; Monitor(a) de dança; Treinador de futebol ou desporto; Voluntários(as) para venda de produtos realizados pelos(as) beneficiários(as) em feirinhas que temos representação; Técnico(a) de marketing; Técnico(a) de elaboração de projetos sociais.
Outras Informações
Sem prazo de candidatura.
Cáritas Diocesana do Algarve
Faro | 289 829 920 | geral@caritasalgarve.pt
Cruz Vermelha Faro
Loulé | 289 899 903 | dfaroloule@cruzvermelha.org.pt
Descrição
Presta assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Projeto Dar +: MAPS
Faro | 289 887 190 | maps@mapsalgarve.org
Projeto Mudaki
Almancil | 930 598 550 | mudaki.e9g@gmail.com
Descrição
Acolhe crianças e jovens em situação de exclusão social.
Projeto/Funções
Apoio ao estudo; Ensino não formal do inglês, português e matemática; Jogos, atividades digitais (têm sala de informática), música (têm estúdio de gravação de música), dança, artes plásticas, desporto, saúde mental, mindfulness, interculturalidade, participação cívica.
Outras Informações
As candidaturas podem ser efetuadas durante o ano inteiro, tendo em conta que durante o período letivo funcionam no horário das 15h às 20h e durante as férias escolares, entre as 10h e as 18h. Não limitam o número de vagas porque aceitam voluntários em diferentes formatos. Portanto, pode ser apenas para dinamização de uma única atividade com os jovens, como pode ser para os apoiar durante um dia ou ser estabelecida uma periodicidade (ex. uma tarde por semana), depende da disponibilidade e interesse do voluntário.