Rede de Agentes OPP de Comportamentos Pró-sociais e Pró-saúde

Por ANEP em

Enquanto estudante de Psicologia, queres dar o teu contributo para a situação em que vivemos?

Os/As Estudantes de Psicologia podem integrar a Rede de Agentes OPP de Comportamentos Pró-sociais e Pró-saúde.
Os Agentes são estudantes de Psicologia, diplomados em Psicologia e Psicólogos (membros juniores e efectivos), que integram uma rede nacional, assumindo um papel de mobilizadores sociais na adopção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde face à pandemia COVID19 em articulação com o Gabinete de Crise da OPP. Os 5 Pilares de Ação do Agente Pró-social e Pró-saúde são Informar, Agir, Ligar, Promover e Cuidar.

INFORMAR. Manter-se informado e actualizado sobre as orientações e medidas recomendadas pela DGS e autoridades de Saúde, assim como sobre a informação disponibilizada pela OPP, divulgando as mesmas junto da sua rede de contactos, junto de entidades locais ou grupos mais vulneráveis, na sua zona de residência/intervenção.

AGIR. O Agente OPP de Comportamentos Pró-sociais e Pró-saúde deve ser um modelo para a comunidade em que está inserido, procurando cumprir com rigor as recomendações da DGS e incentivando à adopção de comportamentos de protecção em todos com quem contacte.

LIGAR. Explorar e mapear respostas locais, criadas para apoio à população (por exemplo, pelas autarquias, associações locais, grupos informais, etc.), com vista a fazer a ponte entre grupos alvo e recursos existentes (junto do bairro, entre vizinhos, redes de contactos, movimentos locais nos quais esteja integrado, etc.). Explorar os recursos criados pela OPP (consultar www.ordemdospsicologos.pt/covid19) e cruzar as temáticas abordadas, com as necessidades da comunidade em que está inserido, fazendo chegar propostas junto do Gabinete de Crise da OPP. O papel do Agente é essencial para que possamos criar recursos de apoio cada vez mais ajustados às reais necessidades das comunidades.

PROMOVER. Incentivar a que as respostas existentes possam utilizar intervenções baseadas na evidência e, quanto a partir da área científica da Psicologia, de acordo com o Código Deontológico da profissão, assegurando o melhor serviço aos cidadãos.

CUIDAR. O Agente de Comportamentos pró-sociais e pró-saúde tem um papel essencial no bem-estar da sociedade, garantindo a disponibilidade de ajuda para quem mais precisa. Sendo que, para cuidar de terceiros, terá também de cuidar, num primeiro momento de si mesmo. Deste modo, é essencial que mantenha um compromisso com o seu bem-estar e Saúde Psicológica.

Os Agentes OPP receberão um “Manual do Agente OPP de Comportamentos Pró-Sociais e Pró-Saúde”, assim como materiais, conteúdos e informações exclusivas para o ajudar nesta “missão”.

Se queres fazer parte desta rede de Agentes, preenche o questionário AQUI.

Categorias: Geral